Skip links

Bailarico Galáctico

O Quinteto de Stephan

O Quinteto de Stephan é uma espécie de bailado em que quem dança são 4 galáxias, com uma quinta galáxia como espectador. A quarta imagem do Webb a ser divulgada mostra-nos o bailarico num detalhe sem precedentes.

A obra de arte é um mosaico de mais de 1000 imagens obtidas pelo Webb, que foram sobrepostas e justapostas. Para dar uma ideia da área que ocupa no céu, na largura da imagem caberia 1/5 do diâmetro da Lua cheia.

No centro da imagem encontram-se duas galáxias “de braço dado”, embebidas num véu luminoso de onde emergem fileiras de matéria alaranjada. Estas estão num processo de fusão em que a gravidade mútua puxa e mistura material de ambas.

Mais acima, vemos uma galáxia com um núcleo brilhante rodeado por um braço em espiral que se afasta para o canto superior esquerda. Este braço pode resultar de uma passagem recente pelas duas do centro, mas sem fazer as contas e simular o processo não podemos passar de especulação.

A galáxia abaixo do par central está mais isolada e apresenta uma forma mais circular e aparentemente estática.

À esquerda temos a galáxia espectadora, que se encontra a 40 milhões de anos-luz, muito mais perto da Terra do que as outras 4, que estão a 290 milhões de anos-luz de nós. Por estar mais perto, oferece-nos mais detalhe, incluindo estrelas individuais (que nas outras galáxias se diluem em véus leitosos) na região periférica. Mais ao centro vemos núvens alaranjadas de poeira, de onde nascem novas estrelas.

A paisagem de fundo para este bailado são um sem-número de galáxias mais distantes, de diversas cores e formatos, e algumas estrelas mais próximas — as que apresentam padrões de difracção azulados em forma de estrela.

O Quinteto de Stephan -- Credits: IMAGE: NASA, ESA, CSA, STScI
O Quinteto de Stephan. Credits: NASA, ESA, CSA, STScI

Saber mais:

Join the Discussion

Return to top of page